Da série "Visões distintas das habituais"...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Não considero ser “não racista” uma categoria em si, que mereça consideração especial. Assim como, digamos, ser uma pessoa que “não acredita em astrologia” também não caracteriza uma categoria especial de gente.Também não acredito em categorizar gente como hetero ou homossexual etc...
Acredito,sim, em dividir o mundo entre flamenguistas e não flamenguistas ,pois,evidentemente,o mundo que vale a pena é rubro-negro;não alvi-negro (cruzes!),não azul,não verde...(rsrsrs).
Agora,tirando futebol,acho que há idéias que merecem ser defendidas,e há idéias estúpidas, que merecem ser combatidas e desmoralizadas pela lógica e pela razão.
Astrologia é uma idéia que merece ser desmoralizada; homofobia é outra, racismo é outra...
Eu não preciso me apresentar como pertencente à categoria dos “anti astrólogos”,por que deveria me apresentar como pertencente á categoria dos “anti racistas”?
Adapto o que escrevi neste blog há um ano.
Nasci no dia 20 de novembro (aniversário de Zumbi, me informam), sou negro, e tenho um interesse- como direi? -epidérmico, nessa questão. Mas você pode jurar que não me sinto ligado à Africa, nem topo ser “representado” por qualquer um desses militantes, raivosos (africanistas, racialistas) com bonés coloridos e cabelos rastafári (sou careca,não posso usar trancinhas;é despeito mesmo),que denunciam a “opressão histórica dos negros”.-alguns reivindicando indenização (me dá um dinheiro aí?!!).Não me sinto ligado a nada disso.Por quê deveria?
Para mim, preto que se preza não aceita cota em universidade.
Preto que se preza não choraminga nem “reivindica” com base em “brancos e negros”.
Preto que se preza não usa camisetas em que se lê “100% negros”,pois isso legitimaria o surgimento de camisetas “100% brancos”-o que promoveria “cor da pele” a uma categoria digna de nota. Pode parecer uma orgulhosa afirmação de identidade racial,mas é apenas manifestação de rebeldia pouco informada e pouco inteligente.
Preto que se preza,estuda,compete e produz.
Se há evidência de que algum negro está impedido de crescer socialmente,POR SER NEGRO (e, portanto, está impedido de estudar,competir e produzir POR SER NEGRO), contem comigo para denunciar e agir contra isso. Mas estou longe de estar convencido de que haja essa evidência.


Autor: Clemente Nobrega
Idéias E Inovação

0 comentários maldosos: